Plenários na <em>PT</em>

Para amanhã, no Porto, e terça-feira, em Lisboa, estão convocados plenários gerais de trabalhadores da Portugal Telecom. A sua realização foi decidida numa reunião da CT e de doze organizações sindicais, que no dia 17 emitiram um comunicado conjunto exigindo que a empresa garanta, no plano de saída de efectivos de 2004, condições iguais às que foram praticadas no ano passado.
Desde Novembro de 1999, a PT tem procurado reduzir o pessoal, através de sucessivos planos. A gestão da empresa não clarificou, numa reunião que teve dia 10 com as organizações representativas dos trabalhadores, as condições em que este ano poderão deixar a PT Comunicações os funcionários em situação de suspensão de contrato, pré-reforma ou aposentação antecipada.
No comunicado recorda-se que foram assumidos, em 2001, compromissos relativamente a bonificações no cálculo da remuneração mensal e do tempo de serviço, os quais não podem ser postos em causa num grupo que apresentou lucros de 260 milhões de euros (dos quais, resultam da PTC cerca de 40 por cento). As ORTs apelam aos trabalhadores para que recusem sair dos quadros da empresa, sem lhes estarem asseguradas as mesmas condições que vigoraram em 2003, frisando que «é preciso lutar hoje, para garantir e defender as reformas e aposentações dos que não têm condições de saída até 31 de Dezembro de 2005».
Este problema foi abordado também na reunião que a CT teve, dia 12, com o presidente da Comissão Executiva da PT (em acumulação, desde 22 de Janeiro, com a PT Comunicações). Segundo a CT, há cerca de 1100 trabalhadores que ainda não puderam sair por responsabilidade unilateral da gestão, embora esta tenha estimulado as rescisões.
No comunicado da Comissão de Trabalhadores refere-se, entre os problemas colocados aos principais responsáveis da administração e da gestão da PT, a deslocalização de serviços para o estrangeiro, o recurso exagerado a empreiteiros (outsourcing) e a consultores, a excessiva concentração de actividades em Lisboa, os critérios de distribuição de lucros e a melhoria dos meios disponibilizados, ao abrigo da Lei, para o trabalho da CT.


Mais artigos de: Trabalhadores

A Sorefame não pode fechar

Ameaçados com o encerramento, os trabalhadores decidiram, em plenário no dia 18, dar início a uma greve por tempo indeterminado e ocupar as instalações.

Fortes motivos de luta

Os 183 delegados ao 8.º Congresso da Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública analisaram em profundidade os problemas vividos no sector.

Professores prontos

Seja numa manifestação de toda a Administração Pública, seja numa greve em período de exames, os cerca de 900 delegados ao Congresso Nacional dos Professores afirmaram a disponibilidade para a luta por outra política.

Greve na Metalsines

Os trabalhadores da Metalsines aprovaram, em plenário de dia 18, uma declaração de greve para o próximo dia 29, a partir das 14 horas.Com salários em atraso desde Fevereiro, responsabilizaram a administração da empresa e o BANIF pela situação. Segundo uma nota do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e...

Prioridade à banca na Hipólito

À espera de indemnização desde a falência da empresa, em 1999, cerca de cem trabalhadores da Casa Hipólito, sediada em Torres Vedras, enviaram para tribunal uma moção que apela à banca para não receber as verbas da venda dos bens móveis da empresa – carros e maquinaria - antes do pagamento dos salários em atraso.O...

Eleições na Soflusa

A Lista A, unitária, recolheu a maioria dos votos, nas eleições de dia 17, para a Comissão de Trabalhadores da Soflusa. Dos 234 funcionários com direito de voto, foram às urnas 130; 64 votaram na Lista A, que elegeu 3 membros da CT, e 52 escolheram a Lista B, que fica com 2 lugares na estrutura. Em nota enviada à nossa...

Protesto na RTP

No dia da inauguração oficial das novas instalações, em Chelas, os trabalhadores da Rádio e Televisão de Portugal vão realizar um protesto público, ao qual se apresentarão vestidos de luto. A decisão foi tomada em plenário geral, no dia 17, onde foi analisado o processo de revisão do Acordo de Empresa. O plenário –...